Notícia

Nov 10, 2012 1:10:51 PM

Ministério da Saúde revoga obrigatoriedade do Cartão SUS

Cartão SUS

859062058.jpg

O Ministério da Saúde revogou, através da Portaria Conjunta Nº 3, de 19 de março de 2012, a obrigatoriedade do Cartão SUS para os usuários do SUS - Sistema Único de Saúde. Os usuários podem se dirigir a um dos postos de saúde do município para solicitar com tranquilidade o Cartão Nacional de Saúde – Cartão SUS.

Para solicitar o cartão basta se dirigir a qualquer posto de saúde ou à Secretaria Municipal de Saúde levando carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. Para os menores de idade é necessário apresentar a certidão de nascimento, comprovante de residência e a carteira de identidade da mãe.

A iniciativa de criar o Cartão Nacional de Saúde tem a finalidade de produzir um banco de dados que identifique os usuários de todo o Brasil e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país, mediante o número de identificação estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Com o registro do cartão será possível monitorar o histórico de consultas, exames, cirurgias e internações de quem passa pela rede pública e reunir essas informações em uma base de dados nacional que será acessada por todo hospital público, em qualquer município. O médico poderá saber, por exemplo, a data, a cidade e o número de vezes que um paciente foi internado e ter mais informações sobre o seu histórico clínico.


Mais Notícias